CDU pede explicações sobre decisão de encerrar urgência pediátrica em Valongo

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 31 ago (Lusa) -- A CDU anunciou hoje ter requerido uma reunião de urgência com a administração do Centro Hospitalar S. João, Porto, na sequência da decisão de encerramento das urgências de pediatria no Hospital de Valongo.

"Com o objetivo de aprofundar o seu conhecimento da situação e de confrontar o Ministério da Saúde com a situação do Hospital de Valongo, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, através do Deputado Jorge Machado, requereu uma reunião de urgência com a Administração do Centro Hospitalar S. João", que integra o hospital de Valongo, refere a CDU numa nota de imprensa enviada à Lusa.

A coligação alerta para a possibilidade de mais encerramentos no Hospital de Valongo após as eleições autárquicas.

"Com estas opções, apenas beneficiam os grupos promotores das unidades privadas de saúde, que em Valongo e no Grande Porto, continuam a proliferar em prejuízo do Serviço Nacional de Saúde e do interesse dos utentes e à custa do dinheiro dos contribuintes", consideram.

A CDU diz ainda não aceitar como argumento para a redução de serviços do Hospital de Valongo a necessidade de realização de uma aposta nos serviços de saúde primários -- os Centros de Saúde.

"Aliás, se este argumento da tutela fosse sincero, há muito que as promessas de novas instalações para os centros de saúde de Campo e de Alfena teriam sido cumpridas", sublinha.

Acrescenta que "embora tenha uma população de utentes de cerca de 200 mil pessoas, servindo o concelho de Valongo e freguesias de Gondomar e Paredes, o Hospital de Valongo, de facto, é encarado pelo Governo como apenas uma repartição de serviços complementares ao Hospital de S. João, unidade com a qual constitui o Centro Hospitalar de S. João".

O Centro Hospitalar de São João anunciou na terça-feira que, no dia anterior, o atendimento "de crianças e jovens do concelho de Valongo" passou a ser feito "na Urgência Pediátrica Integrada do Porto", em funcionamento no Hospital de S. João.

PM // PMC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".