"Rentrée" do PS volta a ter "sotaque alentejano" com discurso de Seguro em Évora

| Política
Porto Canal / Agências

Évora, 31 ago (Lusa) -- A "rentrée" política do PS volta este ano a ter "sotaque alentejano", com o secretário-geral socialista, António José Seguro, a discursar hoje em Évora, no encerramento da Universidade de Verão do partido que decorreu nesta cidade.

A intervenção do líder do PS está marcada para as 12:00, numa sessão de "rentrée" em que discursam também os presidentes do município e da Federação do PS de Évora, Manuel Melgão e Bravo Nico, respetivamente.

As "tropas" socialistas têm estado "estacionadas" em Évora desde quarta-feira, uma vez que, tal como no ano passado, por esta altura, a cidade alentejana voltou a ser escolhida para "palco" da Universidade de Verão do partido.

Mas, ao contrário de 2012, mais ou menos por esta altura, quando a "universidade" foi encerrada por Seguro num domingo, no mesmo dia em que Passos Coelho fechava a Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, desta vez os socialistas terminam os trabalhos mais cedo do que os sociais-democratas.

Ainda assim, a "rentrée" socialista acontece este ano na mesma data da convenção autárquica do CDS-PP, em Matosinhos, embora o discurso final do presidente do CDS e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, só aconteça ao final da tarde.

A um mês de distância das eleições autárquicas, agendadas para 29 de setembro, o poder local, as autarquias e as cidades foram os temas dominantes da Universidade de Verão do PS 2013, abordados em aulas e almoços e jantares debates.

Com cerca de 120 alunos nesta edição, a iniciativa contou com a presença, ao longo dos quatro dias, de jovens, deputados nacionais e europeus, autarcas e académicos.

Carlos Zorrinho, Mota Andrade, Correia de Campos, Edite Estrela, Ana Gomes, Vital Moreira, Elisa Ferreira ou Capoulas Santos foram alguns dos socialistas que marcaram presença.

Adelino Maltez, Viriato Soromenho-Marques e António Covas foram alguns dos académicos que passaram pelas "aulas" e debates da "universidade" do PS.

Em termos internacionais, a iniciativa contou com as presenças de autarcas e políticos espanhóis e de uma delegação do MPLA (Angola).

RRL // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.