Central de compras dos hospitais ocultam “deliberadamente” dívidas nas contas de 2013

Central de compras dos hospitais ocultam “deliberadamente” dívidas nas contas de 2013
| País
Porto Canal (AYS)

A central de compras para os hospitais do Estado, o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), camuflou “deliberadamente” 17 milhões de euros de dívida aos centros hospitalares de Lisboa, segundo relatório do Tribunal de Contas publicado esta quinta-feira.

O Tribunal de Contas (TdC) diz que a ocultação nas contas "serviu o propósito de possibilitar a contratação de novos empréstimos, o que eventualmente seria inviabilizado pela exibição da dívida, perante os associados, a Tutela e as instituições de crédito".

A "não relevação contabilística da dívida aos centros hospitalares falseia os indicadores de autonomia financeira e solvabilidade do SUCH" e "poderá ser passível de responsabilidade penal", diz o relatório.

O TdC "exige assim que as contas sejam refeitas“. "Caso tal não suceda e persistam estas situações prosseguirá o processo especial de multa", refere a auditoria. "Em caso de incumprimento da referida ordem o responsável faltoso poderá incorrer também em crime de desobediência qualificada", conclui.

Os hospitais públicos acordaram assumir as dívidas mas o SUCH teria que retribuir os valores em 10 anos, indica o Expresso.

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".