Dois helicopteros reforçam combate em Mondim de Basto

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 30 ago (Lusa) -- Dois helicópteros vão reforçar hoje de manhã o combate ao incêndio que lavra em Mondim de Basto desde terça-feira e que "já deixou um rasto de destruição" na paisagem e na atividade económica, disse o presidente do município.

"É uma extensa área, cerca de 30 quilómetros entre Paradança e o Alto do Velão, que estão completamente dizimados pelas chamas e isso é um prejuízo enorme para o concelho, não só em termos materiais como também emocionais para as populações", afirmou Humberto Cerqueira à agência Lusa.

O autarca referiu que Mondim de Basto tem feito uma forte aposta no turismo da natureza e "agora o que se vê, é sobretudo, terra queimada".

"São já centenas de hectares de floresta ardida com prejuízo em termos monetários, que ainda não são possíveis de quantificar", salientou.

Ainda não é possível quantificar mas, de acordo com Humberto Cerqueira, são muitos devido à "descida do valor da madeira, a que acrescem prejuízos nas empresas de resinagem e na apicultura, com a destruição de muitas colmeias".

"Tenho conhecimento de uma empresa que tinha 20 trabalhadores e que, por causa deste incêndio, provavelmente vai ter que deixar de laborar aqui no concelho, porque não tem já pinhal", frisou.

Hoje de manhã, segundo o autarca, a situação parece ser "mais favorável" ao controlo do fogo.

"Vamos ver a evolução, se não surgir mais nenhum foco de incêndio, se as condições atmosféricas, sobretudo de vento, melhorarem, esperamos que haja uma evolução positiva durante o dia", salientou.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), neste incêndio que deflagrou na madrugada de terça-feira em Fervença, no Parque Natural do Alvão (PNA), estão hoje de manhã mobilizados 287 operacionais e dez viaturas.

O combate às chamas, que avançam em três frentes, vai ser ainda reforçado com dois helicópteros pesados.

A manhã de hoje parece ter trazido alguma calma mas, segundo o autarca, durante a noite viveram-se alguns momentos complicados na freguesia de Paradança.

"Estiveram algumas casas em risco, mas com os meios no terreno foi possível poupar as habitações", referiu.

Na quinta-feira à noite, uma casa ardeu e quatro pessoas ficaram desalojadas em Ponte de Olo.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto disse que o concelho viveu uma "situação dramática" na quinta-feira.

Um outro incêndio que ontem afetou Mondim de Basto e que entrou no concelho vindo de Cerva (Ribeira de Pena) foi dado como dominado às 03:07.

PLI // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.