Eurodeputados do PS organizam tributo no Parlamento Europeu

| País
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 07 jul (Lusa) - A delegação do PS ao Parlamento Europeu vai organizar uma cerimónia simbólica na quarta-feira, no hemiciclo de Estrasburgo, como "último tributo" a Maria Barroso, "uma lutadora pela democracia", falecida hoje em Lisboa aos 90 anos.

A delegação do PS enviou hoje um convite a todos os deputados da família dos Socialistas Europeus (S&D), assistentes e funcionários portugueses, para participarem na homenagem, que terá lugar diante do plenário, às 11:30 locais, a mesma hora a que se realizará o funeral (10:30 de Lisboa), à margem da sessão plenário que decorre esta semana em Estrasburgo, França.

O tributo a Maria Barroso, indica o convite, ao qual a Lusa teve acesso, visa "evocar o seu legado marcante e inspirador enquanto lutadora pela democracia e pela tolerância e como europeísta ".

A delegação do PS, liderada pelo eurodeputado Carlos Zorrinho, enviou também uma carta de condolências à família de Maria Barroso, a dar conta de "solidariedade na partilha da dor" pela morte de "alguém que, ao longo da vida, foi uma bandeira, uma voz resistente, ativa e solidária, na defesa da democracia, da liberdade e da justiça".

"Combatente antifascista, fez da cultura uma exigência da liberdade, da política uma reivindicação de dignidade", lê-se ainda na missiva, à qual a Lusa teve acesso.

Maria de Jesus Barroso, 90 anos, presidente da Fundação Pro Dignitate, fundadora do PS, ex-deputada e mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, morreu hoje no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave há 11 dias, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

O funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

ACC // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.