Sampaio da Nóvoa diz que resultado do referendo grego é um "gesto de liberdade"

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 06 jul (Lusa) -- O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa considera que a vitória do "não" no referendo grego representa "um gesto de liberdade que abre novas possibilidades de entendimento", salientando que "sem a Grécia não há Europa".

"A decisão difícil dos gregos, tomada em condições duríssimas, é um gesto de liberdade que abre novas possibilidades de entendimento", lê-se numa nota da sua candidatura divulgada hoje, que acrescenta que este "é um momento decisivo para a Europa e para o seu futuro".

Sampaio da Nóvoa refere também que "nesta hora exige-se sentido de Estado, lucidez e visão a todos os responsáveis políticos", pois "sem a Grécia não há Europa", e "espera-se que todos estejam à altura da situação".

"É urgente reiniciar as negociações e obter um acordo", lê-se na nota, que acrescenta que "cabe à União Europeia, a todos os seus membros, incluindo Portugal, enfrentar a situação e construir as soluções que permitam reencontrar um caminho de paz e desenvolvimento, de solidariedade e convergência entre os países".

O candidato presidencial destaca ainda que "o povo grego teve a coragem de dizer 'não' a propostas que pretendiam continuar políticas erradas de austeridade, de empobrecimento e de dependência", e fê-lo "em nome da dignidade e da democracia, em nome de uma outra visão para a Europa".

No domingo, em referendo, os gregos rejeitaram por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

FZM/SMA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento recupera grupo de trabalho para reversão de freguesias agregadas em 2013

A comissão parlamentar de Poder Local aprovou por unanimidade a reativação do grupo de trabalho relativo à desagregação de freguesias agregadas na reforma administrativa de 2013, afirmou à Lusa o presidente da comissão.

Temido quer plano europeu para habitação acessível e alerta para ameaças

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu esta quinta-feira um plano europeu para habitação acessível, avisando que o projeto europeu está sob inúmeras ameaças e que a AD e a sua família política “representam uma agenda de retrocesso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.