Ministro das Finanças Yanis Varoufakis demite-se após vitória do "Não"

Ministro das Finanças Yanis Varoufakis demite-se após vitória do "Não"
| Economia
Porto Canal

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, demitiu-se hoje, depois do 'Não' ter vencido no referendo nacional, noticiam as agências internacionais.

"Pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, fui informado de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha 'ausência' nas reuniões. Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que conseguisse chegar a um acordo. Por este motivo deixo o Ministério das Finanças hoje", disse Varoufakis, através do seu blogue, depois de ter feito o anúncio na sua conta de Twitter.

O 'não' às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo de domingo na Grécia, segundo números definitivos, hoje divulgados pelo Ministério do Interior grego.

Com a totalidade dos votos contados, o 'sim' foi a escolha de 38,69% dos gregos enquanto 5,80% dos votos foram considerados brancos ou nulos.

A abstenção foi de 37,5%, num universo de quase 10 milhões de eleitores, de acordo com os mesmos dados.

+ notícias: Economia

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta quinta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.