Centro Hospitalar de São João transfere urgências pediátricas de Valongo para o Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 27 ago (Lusa) -- O Centro Hospitalar de São João anunciou hoje que, com efeito a partir de segunda-feira, o atendimento pediátrico de urgência do Hospital de Valongo passou a ser feito no Porto, decisão contestada pelo Bloco de Esquerda local.

"O Centro Hospitalar de São João decidiu, a partir de 26 de agosto, promover o acesso direto à Urgência Pediátrica Integrada do Porto, em funcionamento no polo do Porto, para as crianças e jovens do concelho de Valongo", indicou, em comunicado, o centro hospitalar.

Também hoje, o Bloco de Esquerda de Valongo assinalou que esta "medida injustificável é coerente com o que tem sido a política de esvaziamento de serviços daquela unidade pública de saúde, em claro benefício dos hospitais privados que crescem como cogumelos no concelho".

O Centro Hospitalar de São João refere que a média de crianças e jovens atendidos em Valongo se fixava em 22 a nível diário e considera que agora "passam a ser observadas por médicos especialistas em Pediatria Médica e Pediatria Cirúrgica, a ter acesso direto a todas as especialidades médicas, a exames de diagnóstico e a bloco operatório que permitem mais adequado diagnóstico e tratamento".

"O atual presidente da Câmara e candidato a novo mandato, por falta de vontade ou por escasso peso político, nada tem feito para impedir o desmantelamento do hospital público. Esta é a realidade, mesmo que, no seu habitual estilo fanfarrão, surja em público, com frequência, a dizer que impediu o fecho deste ou daquele serviço hospitalar", acusa o Bloco de Esquerda, acrescentando que já fecharam os "serviços de Análises Clínicas, de Medicina e Cirurgia e que a radiologia encerra às 00:00".

TDI

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Pólo universitário nos terrenos da antiga refinaria em Matosinhos avança em 2025

A Universidade do Porto vai lançar, no início de 2025, o concurso para o primeiro laboratório do campus universitário previsto para os terrenos da antiga refinaria da Galp, em Leça da Palmeira, que deverá custar 36 milhões de euros.

Preços dos passes e bilhetes ocasionais do Andante mantêm-se em 2025 na Área Metropolitana do Porto

Os preços dos passes e bilhetes ocasionais Andante, utilizados na Área Metropolitana do Porto (AMP), vão manter-se em 2025, havendo apenas um aumento nos bilhetes de bordo da rede Unir, foi esta sexta-feira aprovado pelos autarcas.

Aluno agredido e vítima de ataques xenófobos em Castelo de Paiva

Um aluno da Escola Secundária de Castelo de Paiva, em Aveiro, foi agredido e vítima de insultos xenófobos e racistas. O ataque foi gravado e partilhado nas redes sociais. Ao Porto Canal, o agrupamento de escolas confirmou duas situações deste género, e avançou que foram tomadas as diligências de acordo com a legislação em vigor.