Centro Hospitalar de São João transfere urgências pediátricas de Valongo para o Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 27 ago (Lusa) -- O Centro Hospitalar de São João anunciou hoje que, com efeito a partir de segunda-feira, o atendimento pediátrico de urgência do Hospital de Valongo passou a ser feito no Porto, decisão contestada pelo Bloco de Esquerda local.

"O Centro Hospitalar de São João decidiu, a partir de 26 de agosto, promover o acesso direto à Urgência Pediátrica Integrada do Porto, em funcionamento no polo do Porto, para as crianças e jovens do concelho de Valongo", indicou, em comunicado, o centro hospitalar.

Também hoje, o Bloco de Esquerda de Valongo assinalou que esta "medida injustificável é coerente com o que tem sido a política de esvaziamento de serviços daquela unidade pública de saúde, em claro benefício dos hospitais privados que crescem como cogumelos no concelho".

O Centro Hospitalar de São João refere que a média de crianças e jovens atendidos em Valongo se fixava em 22 a nível diário e considera que agora "passam a ser observadas por médicos especialistas em Pediatria Médica e Pediatria Cirúrgica, a ter acesso direto a todas as especialidades médicas, a exames de diagnóstico e a bloco operatório que permitem mais adequado diagnóstico e tratamento".

"O atual presidente da Câmara e candidato a novo mandato, por falta de vontade ou por escasso peso político, nada tem feito para impedir o desmantelamento do hospital público. Esta é a realidade, mesmo que, no seu habitual estilo fanfarrão, surja em público, com frequência, a dizer que impediu o fecho deste ou daquele serviço hospitalar", acusa o Bloco de Esquerda, acrescentando que já fecharam os "serviços de Análises Clínicas, de Medicina e Cirurgia e que a radiologia encerra às 00:00".

TDI

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.