Alexandre Quintanilha dá última aula à espera de nova liderança na Ciência

| País
Porto Canal / Agências
Porto, 03 jul (Lusa) -- O professor catedrático Alexandre Quintanilha deu hoje a sua última aula no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde sublinhou que "o conhecimento não é um luxo" e disse esperar por uma nova liderança na Ciência nacional.

Perante uma plateia de alunos e figuras académicas e do Porto que não cabiam em duas salas (e no segundo espaço só foi possível assistir através de um televisor), Alexandre Quintanilha, prestes a fazer 70 anos, elencou todos e todas que o ajudaram ao longo da vida e da carreira e realçou que "as pessoas e o conhecimento são a maior riqueza".

Em declarações aos jornalistas no final da aula, para as quais teve de interromper os cumprimentos às dezenas de pessoas que ainda esperavam para lhe falar, o investigador lembrou que chegou a um Portugal que em 1990 vivia uma fase de "grande esperança, de grande motivação", contrária à atual.

"Estamos a passar uma fase que eu espero que seja curta e muito transitória, para que esta motivação, esta esperança, esta convicção de que podemos crescer individualmente como país não se perca", afirmou o professor universitário e ex-diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).

Alexandre Quintanilha disse esperar que "para as próximas eleições não façam a mesma asneira outra vez" e que haja na Ciência "uma exigência muito maior em relação ao que é a liderança" porque é um campo no qual "não há liderança no país".

"E houve. Houve da parte do Mariano Gago, que não era perfeito, mas que era um individuo que fazia, desenvolvia e deixou ficar um trabalho extraordinário no nosso país precisamente porque tinha essa liderança e agora sentimo-nos todos um bocadinho órfãos precisamente porque não há uma liderança ao mesmo nível e eu gostaria muito que isso aparecesse outra vez", declarou.

Sobre o futuro, Quintanilha disse não fazer ideia do que vai fazer, mas tal não o preocupa: "Sinto-me muito livre, muito leve. Tudo é possível. Tudo desde que eu e o Richard estejamos de acordo".

Questionado sobre se no momento da última aula se lembrava de qual tinha sido a sua primeira lição, o catedrático da Universidade do Porto com mais de 150 publicações em revistas internacionais refletiu por momentos antes de responder afirmativamente.

"Foi a alunos de Engenharia do 2.º ano, em Joanesburgo. Quando entrei vinha com uma camisa azul com flores brancas e vinha vestido com fato de macaco e quando eu entrei na sala, muitos dos alunos eram ligeiramente mais novos do que eu, começaram a gritar que eu estava na ala errada, que devia ir para as alas das Belas Artes e eu disse 'não, não, sou vosso professor' e eles ficaram muito envergonhados", disse, acrescentando que tal teria ocorrido por volta de 1968.

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.