Polis Ria de Aveiro conclui obras de requalificação da Pateira de Fermentelos

| País
Porto Canal / Agências
Aveiro, 03 jul (Lusa) - A valorização da zona envolvente à Pateira de Fermentelos, o maior lago natural ibérico, integra sete obras que a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura sábado.

O pacote de intervenções, ao abrigo do programa de valorização e requalificação da Ria de Aveiro, corresponde a um investimento de cerca de 892 mil euros, compreendendo duas empreitadas na Pateira de Fermentelos e o reordenamento e valorização de cinco núcleos piscatórios lagunares, em Estarreja e Ovar.

Resultante de um investimento total de 590 mil euros, a requalificação da Pateira de Fermentelos, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, consistiu nas empreitadas de recuperação do Parque de Espinhel (Águeda) e Parque de Requeixo (Aveiro), ficando ainda por concluir a intervenção no Parque do Carregal.

A demolição de um edifício, a implementação de uma rede de percursos pedonais, a contenção de margens e a criação de uma rampa de acesso e um cais de ancoragem para a ceifeira aquática, assim como a plantação de árvores, arbustos e herbáceas foram as principais intervenções no Parque de Espinhel.

A empreitada, que abrangeu uma área de 10.950 metros quadrados, visou potenciar o usufruto do espaço para os visitantes e para a prática de turismo ambiental, através da implementação de estruturas como um parque infantil, um campo de jogos e mobiliário de apoio.

Já no Parque de Requeixo, foi feita a recuperação da margem e coberto vegetal, com a execução de um posto de avifauna, plantação de árvores, arbustos e herbáceas.

As duas obras fazem parte de um conjunto de intervenções a inaugurar amanhã, como a recuperação de diversos cais e esteiros no município de Estarreja, com o intuito de proteger e defender a zona costeira e lagunar, bem como do Cais da Pedra e zona envolvente, este no município de Ovar.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.