Cirurgias para mudança da cor dos olhos podem cegar

Cirurgias para mudança da cor dos olhos podem cegar
| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jun (Lusa) -- A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou hoje para os riscos das cirurgias para mudança da cor dos olhos, que podem causar doenças, como glaucoma ou cataratas, e levar à cegueira.

Em comunicado, a SPO informou que estas cirurgias são "um procedimento estético que começa a ganhar popularidade um pouco por todo o mundo", mas que ainda não estão aprovadas em Portugal.

"Nestes procedimentos de caráter meramente estético, a aplicação repetida de laser na íris ou a colocação intraocular de um implante entre a íris e a córnea pretendem transformar olhos castanhos em olhos azuis", lê-se no comunicado da SPO.

Esta organização referiu que "os implantes de íris alteram a cor dos olhos através da colocação de um objeto estranho dentro do olho".

"Estes implantes não estão aprovados pelo Infarmed para uso intraocular, pelo que a sua utilização é proibida no nosso país".

O recurso a estas cirurgias levou já a Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO), a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) e a Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) a emitirem alertas, no sentido de "informar a população sobre os potenciais riscos associados a estas cirurgias".

Para a presidente da SPO, Maria João Quadrado, "estas cirurgias podem levar a consequências graves para a visão, inclusive à cegueira".

"Apesar de não estarem aprovados no nosso país, a sua realização além-fronteiras tem-se verificado de forma crescente", adiantou.

Neste comunicado, a SPO refere que "a redução irreversível da visão, pressão intraocular aumentada, glaucoma, catarata, lesão corneana, uveítes e inflamação intraocular são alguns dos riscos associados a estas cirurgias. A lesão da córnea pode levar à necessidade da realização dum transplante de córnea".

SMM//GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.