Morte de bombeiro é "mais um momento dramático" para classe - Liga

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 ago (Lusa) -- O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses afirmou hoje que a morte de Bernando Figueiredo, ferido no combate ao incêndio na Serra do Caramulo, é "mais um momento dramático" para os bombeiros, mas garantiu que a classe não irá esmorecer.

"É mais um momento dramático para os bombeiros portugueses, doloroso de ultrapassar. Morre um português que deu a sua vida ao serviço do nosso país, da nossa pátria, e isto deixa marcas profundas nos bombeiros portugueses", disse hoje Jaime Marta Soares, em declarações à Lusa.

O bombeiro Bernardo Figueiredo, 23 anos, ficou ferido durante o incêndio na Serra do Caramulo na passada quinta-feira e morreu hoje de madrugada, passando assim para quatro as mortes em combate registadas este ano.

Apesar de as mortes de bombeiros em serviço serem situações "muito difíceis, muito críticas", o presidente da LPB garante que a moral dos bombeiros irá manter-se "forte e firme para continuar a manter o espírito de afirmação valores de solidariedade e de humanismo".

"Não nos deixaremos soçobrar perante a desgraça, mas que deixa marcas muito profundas, isso deixa", sublinhou.

JRS // PMC

Lusa/fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo.