MEC faz protocolo com instituto chinês sob suspeita noutros países

MEC faz protocolo com instituto chinês sob suspeita noutros países
| País
Porto Canal (DYC)

Ministério da Educação e Ciência está a ultimar protocolo com o Instituto Confúcio da República Popular da China. A organização está sob suspeita noutros países ocidentais.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) confirmou que as aulas de mandarim nas escolas secundárias públicas arrancarão no próximo ano lectivo e serão leccionadas por professores chineses pagos pelo Governo da República Popular da China.

O MEC está, por isso, a negociar com o Instituto Confúcio da República Popular da China (Hanban), numa altura em que em vários países ocidentais há universidades e autoridades regionais da educação a cancelar os protocolos com o instituto, por considerarem que a sua presença pode “ameaçar a liberdade académica e promover a vigilância de estudantes chineses no estrangeiro”, segundo a agência Reuters.

A Universidade de Estocolmo foi uma das que cancelou o protocolo com o instituto, na sequência de incidentes ocorridos durante uma conferência em Braga e em Coimbra promovida pela Associação Europeia de Estudos Chineses, em Julho de 2014, e que ficou marcada por um acto de censura por parte de responsáveis chineses.

Ao contrário do que acontece com institutos como o britânico British Council ou o alemão Goethe Institut, o Hanban não tem instalações próprias no estrangeiro e funciona, por isso, nas universidades com quem estabelece protocolos, que envolvem o financiamento de actividades e a atribuição de bolsas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.