Opus Dei ganha poder no Montepio

Opus Dei ganha poder no Montepio
| País
Porto Canal (DYC)

Nomeação de José Félix Morgado, que é muito próximo do Opus Dei, como presidente do Montepio está a gerar discussão nas lojas maçónicas.

José Félix Morgado foi, esta quinta-feira, nomeado presidente do banco Montepio. O gestor é muito próximo do Opus Dei, uma organização da igreja cristã com quem a maçonaria mantém, há centenas de anos, uma espécie de guerra. A nomeação de José Félix Morgado para liderar o banco, que está historicamente ligado à maçonaria, foi confirmada esta quinta-feira durante uma assembleia geral e está a provar discussão nalgumas lojas maçónicas, segundo apurou o Diário de Notícias.

De acordo com uma fonte próxima do gestor, que foi presidente da Inapa, José Félix Morgado não será numerário nem supranumerário da Obra de Deus (tradução de Opus Dei), como são designados os membros da organização. No entanto, “faz parte de um grupo de católicos muito próximos” da instituição.

O Opus Dei foi fundado em 1928 pelo padre espanhol Josemaría Escrivá de Balaguer e, mais tarde, foi reconhecido e integrado na Igreja de Roma. Em Portugal a Obra de Deus terá pouco mais de 1500 membros que preferem manter-se no anonimato e, tal como os maçons, dizem ser discretos e não secretos.

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo.