Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" atribuído a Manuel Frias Martins

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 24 jun (Lusa) - O Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" foi hoje atribuído, por unanimidade, a Manuel Frias Martins, com a obra "A Espiritualidade Clandestina de José Saramago", anunciou a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

O prémio, em sexta edição, no valor de 7.500 euros, é atribuído pela APE com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e refere-se a livros publicados em 2014.

Ainda segundo a APE, o júri desta edição foi constituído por António Pedro Pita, Helena Vasconcelos e José Cândido Oliveira Martins.

Manuel Frias Martins, crítico literário e ensaísta, doutorado em teoria da literatura, é vice-presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e professor da Faculdade de Letras de Lisboa.

Na sua obra tem vindo a recolher reflexões sobre temas como a tradução, a definição de literatura ou os novos horizontes da teoria literária.

No ensaio "A Espiritualidade Clandestina de José Saramago",lançado pela Fundação José Saramago, Manuel Frias Martins propõe que a invocação do ateísmo pelo Nobel da Literatura funciona "como uma espécie de ocultação tática de um segredo autoral" que é a própria espiritualidade.

O Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" distinguiu anteriormente os escritores e ensaístas Vitor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo e José Gil.

De acordo com a APE, a data da cerimónia de entrega ainda não foi marcada.

AG // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.