Despesas com parcerias público-privadas aumentaram 65%

Despesas com parcerias público-privadas aumentaram 65%
| País
Porto Canal (DYC e PYR)

Os custos com as parcerias público-privadas dispararam 65% no primeiro trimestre de 2015 e foram as autoestradas que mais contribuíram.

Por dia foram gastos 3,6 milhões de euros com as parcerias rodoviárias contratualizadas entre 2007 e 2010 pelo Governo de Sócrates. Os dados são da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos do Ministério das Finanças. Há um ano e meio que decorrem as negociações com as concessionárias para baixar a despesa, mas nuns casos sem sucesso e outros à espera do aval dos bancos ou do Tribunal de Contas.


Nas restantes parcerias público-privadas (PPP) apenas a da segurança está a crescer, podendo o custo com a Rede de Emergência e Segurança de Portugal baixar 25 milhões de euros. Já a despesa com os hospitais manteve-se igual a 2014, com pagamentos de 93 milhões de euros. Por outro lado, os custos com as parcerias ferroviárias desceu, sendo apenas pagos 2,2 milhões de euros à Metro Sul do Tejo.


As autoestradas representam 76% da despesa total, pelo que o peso destas PPP não conseguem contrabalançar o impacto das parcerias rodoviárias nas contas públicas.

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.