Mil operacionais no combate aos fogos incluindo mais de 300 na Serra do Caramulo

Mil operacionais no combate aos fogos incluindo mais de 300 na Serra do Caramulo
| País
Porto Canal

Cerca de mil operacionais apoiados por aproximadamente 270 veículos combatiam, pelas 05:00 de hoje, sete dos incêndios mais significativos em Portugal Continental, com o fogo na Serra do Caramulo a mobilizar mais meios.

De acordo com a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 05:15 eram sete os incêndios mais significativos ativos no território continental, concentrados nos distritos de Viseu, Vila Real, Castelo Branco e Lisboa.

O incêndio que deflagrou na quarta-feira na Serra do Caramulo, em Viseu, e que provocou a morte de uma bombeira, tinha às 04:00 de hoje uma frente ativa. O incêndio, que na manhã de sexta-feira chegou a ser dado como dominado, estava às 04:04 de hoje a ser combatido por 324 bombeiros apoiados por 85 veículos.

Outro incêndio no distrito de Viseu, em Várzea da Serra, concelho de Tarouca, que lavra desde a madrugada de quinta-feira, tinha às 04:10 uma frente ativa, com as chamas a serem combatidas por 226 operacionais apoiados por quatro veículos.

Na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, um incêndio em mato que deflagrou durante a madrugada de sexta-feira tinha às 04:10 uma frente ativa. No terreno estavam 238 operacionais apoiados por 65 veículos.

Já em Torneiros/ Beça, no concelho de Boticas, distrito de Vila Real, um incêndio em floresta dava luta a 79 bombeiros apoiados por 24 veículos. O incêndio passou já esta madrugada a um total de quatro frentes ativas.

No mesmo distrito e concelho, um incêndio lavra em Santo António de Monforte, desde as 20:58 de sexta-feira. Pelas 04:15, o incêndio tinha três frentes ativas e estava a ser combatido por 30 bombeiros, apoiados por sete veículos.

Um terceiro incêndio no distrito de Vila Real, em Calvão, concelho de Chaves, era combatido à mesma hora por 15 bombeiros apoiados por quatro veículos. O incêndio em mato que deflagrou às 22:25 de sexta-feira tinha três frentes ativas pelas 04:15.

Durante a madrugada de hoje, deflagrou às 02:43 um incêndio em mato em Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa. O fogo tinha às 04:20 três frentes ativas, as quais estavam a ser combatidas por 74 operacionais apoiados por 22 veículos.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".