Rui Vitória regressa ao Benfica depois da 'formação' nos juniores

Rui Vitória regressa ao Benfica depois da 'formação' nos juniores
| Desporto
Porto Canal (Imagem: facebook)

Rui Vitória, o sucessor do bicampeão Jorge Jesus como treinador do Benfica, regressa ao clube da Luz onde já treinou a equipa júnior, depois de quatro temporadas no Vitória de Guimarães a potenciar jovens futebolistas.

O percurso do agora técnico 'encarnado' está intimamente ligado ao clube minhoto, onde venceu a única Taça de Portugal da sua história, em 2013, numa final frente ao Benfica (2-1), e potenciou vários jovens da sua formação e de escalões secundários do futebol português.

Trata-se de um regresso ao clube da Luz, já que Rui Vitória treinou os juniores do Benfica (2004/05 e 2005/06), tendo perdido um título de campeão da categoria no último jogo para o Sporting de Paulo Bento.

Natural de Alverca do Ribatejo, Rui Carlos Pinho da Vitória, de 45 anos, iniciou a carreira de treinador no Vilafranquense, na época seguinte a ter terminado a de jogador, que andou sempre longe da ribalta e dos palcos principais, no Alcochetense.

Depois da equipa de Vila Franca de Xira, o técnico teve a referida experiência na formação 'encarnada', tendo rumado depois para o Fátima, clube que comandou durante quatro temporadas e onde se destaca a eliminação do FC Porto da Taça da Liga, em 2007/08, no desempate por grandes penalidades.

De Fátima saltou para a I Liga de futebol pela 'mão' do Paços de Ferreira, em 2010/11, tendo alcançado um honroso sétimo lugar, a apenas um ponto da 'Europa', logo na sua estreia.

Ainda começou a época seguinte no Paços, mas seria contratado pelo Vitória de Guimarães pouco depois.

Foi apresentado a 30 de agosto de 2011, no meio de uma grande crise financeira e desportiva: o Vitória era último classificado, tinha sido eliminado da Liga Europa e perdido a Supertaça Cândido de Oliveira para o FC Porto.

No primeiro treino, depois de ter sido apresentado à comunicação social, viu os adeptos vitorianos invadir o relvado e confrontarem-se com alguns jogadores, mas logo no primeiro encontro, em jogo atrasado da segunda jornada, venceu na Madeira o Nacional (4-1), tendo encetado uma recuperação que o levou ao sexto posto do campeonato.

Fruto das limitações financeiras dos vimaranenses, Rui Vitória teve que refazer equipas em todas as temporadas, nem sempre com os melhores resultados.

O 10.º lugar da época passada levantou dúvidas nos adeptos vitorianos, mas o quinto da que agora findou, com uma grande primeira volta, a melhor da história do Vitória, voltou a colocar o técnico debaixo dos holofotes.

Tranquilo e cauteloso no discurso, Rui Vitória tem uma figura empática, gosta de frisar a importância da restante equipa técnica e costuma afirmar que o Vitória de Guimarães o preparou para tudo.

Com o seu companheiro de sempre, Arnaldo Teixeira, que o acompanhará como adjunto no Benfica, resta saber se, com um contexto e pressão completamente diferentes, o seu 'low profile' consegue frutificar como em Guimarães.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Taça de Portugal já mora no Museu dos 'Dragões'

A 19.ª Taça de Portugal de hóquei em patins já mora no Museu FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa esteve na galeria da história azul e branca para receber mais um troféu. Ladeado pelos obreiros da vitória do passado domingo, com a qual vibrou “imenso”, o presidente portista felicitou “um grupo fantástico”, lembrou Ilídio Pinto como “o grande impulsionador” da modalidade no clube, elogiou o filho Eurico “que colocou a secção no topo a vencer tudo”, prometeu continuar a acompanhar a equipa “quando deixar de ocupar” a presidência e deixou um apelo: “Continuem a ser vocês mesmos, a serem vitoriosos e uns grandes atletas do FC Porto”.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o dérbi da Invicta no Estádio do Dragão

Dérbi da 33.ª jornada da Liga joga-se dia 12 de maio (domingo, 20h30) no Estádio do Dragão.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.