Avaliação sobre privatização da TAP deverá estar pronta até à próxima semana

| Política
Porto Canal / Agências
Coimbra, 08 jun (Lusa) - A avaliação da Parpública às duas propostas concorrentes à privatização da TAP deverá estar concluída até final da próxima semana, disse hoje aos jornalistas o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

"Seja esta semana, seja para a próxima semana, estaremos próximos de ter uma solução para a privatização da TAP", frisou Passos Coelho, em Coimbra, à margem da sessão comemorativa dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos.

Passos Coelho disse que a Parpública "está a fazer a avaliação das propostas" e que quando essas avaliações estiverem concluídas "serão apresentadas ao Governo para que o Conselho de Ministros tome uma decisão".

"As propostas tendo sido apresentadas, e não tendo nascido do nada, tendo sido uma melhoria das propostas anteriores, é provável que a Parpública esteja em condições de apresentar o resultado dessas negociações [esta semana ou na próxima] e uma proposta para o Governo tomar [a decisão]", acrescentou.

A Parpública, no âmbito do processo de venda de 61% do capital da TAP SGPS, confirmou, na sexta-feira, dia 05, que recebeu duas propostas dentro do prazo definido pelo Governo para a fase de negociações: uma da Gateway, de David Neeleman, e outra da SAGEF, de Germán Eframovich.

JLS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Livre aprova grupo de trabalho sobre primárias e quer referendo à regionalização em 2026

O 14.º Congresso do Livre aprovou este domingo 21 das 25 moções específicas apresentadas aos congressistas, que incluem a criação de um grupo de trabalho para melhorar o processo de primárias e um referendo nacional sobre a regionalização em 2026.

Rui Rocha rejeita apoio a Costa para cargo a Europa e critica proposta do PS e da AD

O presidente da IL afirmou que o partido recusa apoiar António Costa para um cargo europeu por não ter uma visão reformista e criticou propostas dos cabeças de lista do PS e AD às europeias.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.