Turismo "Porto e Norte" acusa poder central de discriminação

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 21 ago (Lusa) - O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, acusou hoje o poder central de "discriminar" aquela região em relação a Lisboa, Algarve e Madeira, sublinhando ser altura de "inverter" essa situação.

"Continuamos a ser discriminados no contexto do apoio ao turismo. Lisboa, Algarve e Madeira são privilegiados e não se olha da mesma forma para outras regiões, como o Porto e Norte. Já chega. É altura de inverter esta situação", afirmou.

Melchior Moreira, que na sexta-feira inicia um novo mandato à frente daquela entidade regional de turismo, prometeu que o Porto e Norte "passará a ser uma voz que vai incomodar o poder central".

"É altura de alterar esta balança de transações financeiras da promoção turística", disse ainda, acusando o poder central de "muitas vezes não reconhecer o êxito e o contributo" daquela região para o crescimento do turismo em Portugal.

Lembrou, como exemplo, que o número de dormidas no Porto e Norte cresceu "um pouco mais de 15 por cento, bem acima da m+edia nacional, que se ficou pelos 10 por cento".

O responsável falava em Braga, durante a apresentação de uma iniciativa para a promoção daquela cidade, durante uma semana, na loja que a Entidade Regional de Turismo tem no aeroporto Sá Carneiro.

A iniciativa, promovida em conjunto com a Associação Comercial de Braga (ACB), vai decorrer de 26 de agosto a 1 de setembro, prevendo chegar a cerca de 250 turistas.

No aeroporto Sá Carneiro, estarão 22 empresas associadas da ACB, das áreas da restauração, pastelaria, hotelaria, comércio, museus e animação turística.

"É a primeira vez que isto vai acontecer, mas esta é uma oportunidade que não podíamos, de todo, desperdiçar, porque estamos a falar da principal porta de entrada de turistas no norte", disse o presidente da ACB, Macedo Barbosa.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.