Navios patrulha vão ser construídos em Viana do Castelo a partir de Setembro

Navios patrulha vão ser construídos em Viana do Castelo a partir de Setembro
| Norte
Porto Canal (JYL)

Os dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha portuguesa vão começar a ser construídos em Setembro nos estaleiros da West Sea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), por 77 milhões de euros.

A informação chegou esta quarta-feira à agência Lusa por fonte governamental, na sequência da visita que Pedro Passos Coelho realiza à empresa às 15:00, para participar na cerimónia que assinala um ano desde que a West Sea assumiu a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC.

Segundo a mesma fonte governamental, as construção dos navios vai possibilitar a criação de mais 200 postos de trabalho, aos quais se juntam os actuais 200 empregos.

A fonte também adiantou que a autorização para a abertura de negociações tendentes à construção dos NPO será dada pelo Governo "na próxima quinta-feira, ou mais tardar na próxima semana", em conselho de ministros, sendo que "a West Sea é a única entidade nacional capacitada para a construção deste tipo de embarcação".

Os dois navios deverão estar prontos em 2017 de forma a serem entregues à Marinha em 2018. A possibilidade de este contrato ser dado à West Sea já tinha sido colocada em Dezembro (do 2014) por José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa.

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.