ASAE apreende 13 toneladas de produto "análogo de queijo" em Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências
Viana do Castelo, 22 mai (Lusa) -- A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje ter apreendido 13,4 toneladas de produto "análogo de queijo" em Viana do Castelo, equivalente a 31 mil euros.

Em comunicado, a ASAE referiu que a apreensão resultou de uma ação de fiscalização a um armazenista de produtos alimentar naquele distrito.

O produto em causa é apresentado e vendido ao consumidor como sendo queijo, mas é produzido a partir de componentes de origem vegetal, que são mais baratos do que os normalmente utilizados para fazer queijo.

"Durante a ação foi detetada a existência de diversas paletes de um produto -- aparentemente queijo em barra, que pela composição apresentada, consubstanciava os habitualmente denominados 'análogos de queijo', os quais, não possuindo características de queijo, são, todavia, pela denominação e apresentação comercial facilmente confundíveis com esse produto lácteo", referiu a ASAE.

Aquela autoridade realçou que foi instaurado um processo-crime por fraude de mercadorias.

TDI // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.