Governo quer um maior controlo na protecção de crianças por parte do Ministério Público

Governo quer um maior controlo na protecção de crianças por parte do Ministério Público
| País
Porto Canal (JYL)

O Governo pretende fazer uma reforma geral que irá abranger todo o sistema de protecção de crianças e o regime jurídico de adopção. A ideia é que as crianças não se eternizem no sistema de protecção e que o Ministério Público (MP) avalie de forma mais precisa os casos.

Nenhuma criança poderá ser acompanhada por uma Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) por mais de 18 meses sem que o seu caso seja analisado pelo MP. Só assim pode haver um maior controlo em relação às medidas que estão a ser tomadas para um caso em concreto, ou se por outro lado existem outras mais adequadas, Mais precisamente em relação à retirada de crianças às famílias biológicas tendo em vista um encaminhamento para adopção, defende o governo.

Um dos maiores interesses é reforçar os mecanismo de controlo e avaliação de protecção aplicadas pelas CPCJ. Até ao momento este tipo de controlo por parte do MP, com prazo definido, não havia. Esta é uma das mudanças aprovadas em Conselho de Ministro, nesta quinta-feira.

O Governo acredita que é possível melhorar os procedimentos de adopção. A proposta aprovada em Conselho de Ministros passa logo por definir que 2 meses será o período máximo que um processo pode ter. Ou seja, por exemplo, os candidatos a pais adoptivos devem ser avaliados e seleccionados em seis meses e a decisão da Segurança Social sobre se a criança é ou não adequada para a família candidata deve ser tomada em 15 dias. A fase de ajustamento entre candidatos e a criança não deverá ser superior a seis meses.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.