Calor e vento causam "reactivações fortes" em Ponte de Lima

| Norte
Porto Canal

O responsável da Proteção Civil distrital disse à Lusa que as condições climatéricas provocaram hoje "algumas reativações fortes em todo o perímetro" do incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, em Ponte Lima.

"Era uma situação esperada. O calor e o vento que se fazem sentir provocaram algumas reativações fortes mas temos os meios posicionados", afirmou o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Robalo Simões.

No combate às chamas estão envolvidos um helicóptero bombardeiro, 255 operacionais, apoiados por 52 veículos.

Robalo Simões adiantou que aquelas reativações se fazem sentir no lugar de Trogal, em São Pedro d'Arcos e no Bike Park em Estorãos e Cabração.

O fogo deflagrou às 14:33 de quinta-feira em Escusa, Cabração e Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

Robalo Simões adiantou que no local estão várias corporações do distrito, do Porto, Aveiro e Braga, esperando o reforço de dois pelotões de militares para ajudar no combate.

O incêndio deflagrou numa zona próxima daquela onde hoje passaria o Rali de Portugal, chegando a ter três frentes ativas.

A segunda classificativa do Rali foi hoje neutralizada após a passagem dos primeiros 32 carros, devido a um foco deste incêndio no quilómetro 12, informou a organização.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.