Fogo em Góis "longe de ser controlado" mas sem populações ameaçadas

| País
Porto Canal / Agências

Góis, 21 ago (Lusa) -- O incêndio que deflagrou ao início da tarde no concelho de Góis, Coimbra, "está longe de ser controlado", mas pelas 23:50 de terça-feira não havia populações em risco, afirmou o Comando Distrital de Operações de Socorro.

"Não há populações ameaçadas, mas está longe de estar controlado", disse à Lusa fonte do CDOS de Coimbra.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio, que registava àquela hora duas frentes ativas, obrigou, durante a tarde, à evacuação das freguesias de Casal Novo, Rosa Cimeira, Roda fundeira, Amiozinho e Cabeçadas, no concelho de Góis.

Entretanto, o risco de destruição de habitações já não se verifica e algumas pessoas já regressaram às respetivas casas.

Contacta pela Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira, revelou à Lusa, cerca das 23:30, que "já arderam pelo menos mil hectares de floresta" ao longo do dia de terça-feira.

"Não há habitações em risco, mas continua tudo a arder", afirmou Lurdes Castanheira, que confirmou a evacuação de algumas localidades durante a tarde de terça-feira.

Algumas das pessoas retiradas foram enviadas para os Bombeiros Voluntários de Alvares, no concelho de Góis, "onde estão a ser distribuídas refeições", disse a presidente da autarquia.

Apesar de não ser possível avançar com o número de pessoas desalojadas, Lurdes castanheira disse tratarem-se "maioritariamente de idosos e pessoas que se encontravam de férias ma zona".

As telecomunicações estão cortadas devido ao fogo, que teve início às 13:59 de terça-feira.

Pelas 00:08 de quarta-feira, de acordo com a informação disponibilizada na página da internet pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, encontravam-se no terreno a combater o incêndio cerca de 537 operacionais e 157 veículos.

O apoio aéreo foi interrompido pelas 20:30 de terça-feira.

SMS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.