Comando da PSP tinha "em cima da mesa" louvor para subcomissário de Guimarães

| Desporto
Porto Canal / Agências
Guimarães, Braga, 20 mai (Lusa) - O comandante distrital da PSP de Braga tinha um louvor "em cima da mesa" para entregar ao subcomissário envolvido nas agressões a dois adeptos em Guimarães, registadas no domingo, informou hoje fonte daquela força.

Em declarações à Lusa, a fonte acrescentou que aquele louvor pretendia distinguir os "relevantes" serviços do subcomissário Filipe Silva prestados primeiro em Braga e depois no comando da Esquadra de Investigação Criminal de Guimarães.

"Na semana passada, o louvor estava em cima da mesa do comandante distrital. Mas, perante o que aconteceu em Guimarães, e até que a situação esteja esclarecida, o louvor já não será entregue", disse ainda.

O subintendente Rui Matos, oficial de operações do Comando Distrital de Braga, disse à Lusa que Filipe Silva "é um excelente profissional".

No domingo, no final do jogo de futebol para a Superliga entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, o subcomissário Filipe Silva foi filmado a agredir à bastonada José Magalhães, adepto do clube da Luz, na presença dos seus dois filhos menores.

O pai de José Magalhães também foi agredido, a murro.

No auto de notícia, o subcomissário escreveu que José Magalhães lhe deu uma cuspidela, o ameaçou e o injuriou.

José Magalhães já negou aquelas acusações, mas foi constituído arguido.

José Magalhães e o pai também apresentaram queixa contra o subcomissário.

O Ministério Público já abriu um inquérito, estando a investigar quer os crimes de que José Magalhães está indiciado, quer o alegado crime de abuso de poder por parte do subcomissário.

Filipe Silva já terá sido, segundo a edição de hoje do Correio da Manhã, alvo de uma outra queixa por parte de um outro adepto que diz ter sido agredido por ele, em abril, no final de um jogo de futebol entre o Vitória de Guimarães e o Braga.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

António Areia: "Estamos preparados para estes momentos"

De clássico em clássico, segue-se uma viagem ao Pavilhão da Luz, em Lisboa, onde o FC Porto defronta o Benfica em jogo da 4.ª jornada da fase final do Andebol 1 (sábado, 15h00, BTV). António Areia falou de uma obrigação de ganhar que “pode ser boa”, pois “aumenta o nosso foco e a nossa união enquanto grupo”. “Jogar em casa é sempre diferente de jogar fora, mas já mostrámos que somos capazes de ganhar em campos difíceis”, acrescentou o internacional português. À entrada para esta ronda, o FC Porto é segundo classificado, com 38 pontos, menos dois do que o líder Sporting, enquanto o Benfica segue na terceira posição, com 34.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para a deslocação a Chaves

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou José Bessa para arbitrar a deslocação do FC Porto a Chaves, agendado para este sábado, referente à 32ª jornada da I Liga de Portugal.

André Villas-Boas. O percurso do 32.º presidente do FC Porto

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas tomará posse como presidente do FC Porto ao meio-dia de 7 de maio, terça-feira, depois de no passado sábado a lista que encabeçava ter sido a mais votada naquelas que foram as eleições mais participadas da história do clube.