Governo quer contratar cerca de 400 médicos reformados

Governo quer contratar cerca de 400 médicos reformados
| País
Porto Canal (JYL)

O ministério da Saúde quer contratar, este ano, até um máximo de 400 médicos reformados para suprimir a carência destes profissionais. Em particular na área de Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O despacho que autoriza a contratação foi publicado esta quarta-feira, dia Mundial da Medicina Familiar, em Diário da República, assinado pelos ministros da Saúde, Paulo Macedo, e das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

De acordo com a Associação de Medicina Geral e Familiar, um milhão e 300 mil pessoas não têm médico de família. Faltam 652 médicos de família, dos quais 421 na região de Lisboa e Vale do Tejo que, a par do Algarve, é a zona com menos profissionais.

O despacho publicado define que os médicos aposentados que sejam contratados para o SNS podem acumular a pensão com um terço da remuneração que corresponda às funções que vão desempenhar a tempo inteiro ou parcial.

O ministério da Saúde ainda adiantou em comunicado que estão em formação 1753 médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar, e a aguardar colocação 237 recém-formados, que "tudo indica, entrarão no concurso que está a decorrer".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.