PS denuncia "golpe e manipulação partidária" nas eleições do Turismo do Centro

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 ago (Lusa) - O presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista (PS) acusou hoje o candidato único à liderança do Turismo Centro de Portugal de ser responsável por "um golpe e por manipulação partidária" nas eleições agendadas para quarta-feira.

Em comunicado, Pedro Coimbra contestou a data das eleições que garante estarem "feridas de seriedade e transparência" e responsabilizou o candidato e atual presidente daquele organismo de apresentar uma lista que "corresponde a uma instrumentalização descarada, vergonhosa e de irresponsável partidarização" e que integra, "na sua maioria, (...) destacados militantes, autarcas e dirigentes do PSD".

À Lusa, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, recusou fazer "qualquer comentário de caráter partidário".

Contudo, salientou que "a marcação das eleições decorre do preceituado da lei" e sustentou que a constituição da lista procurou não só representar todo o território, mas também garantir "a presença maciça de empresários e do setor privado", assim como assegurar "um largo consenso político local".

Já o líder distrital de Coimbra do PS frisou que os convites ao presidente da Câmara de Castelo Branco (PS) e ao presidente de Câmara de Ourém para integrarem a lista são "exceções", sendo que o primeiro "é proposto para o lugar apenas simbólico da presidência da Assembleia Geral" e o segundo "para vogal da direção, (...) um lugar completamente inócuo".

O candidato Pedro Machado, por seu lado, diz estranhar as acusações, considerando-as "um ataque do PS a autarcas como Joaquim Mourão, de Castelo Branco, ou Paulo Fonseca, de Ourém".

Quanto ao agendamento das eleições, o presidente do Turismo Centro de Portugal lembrou que a lei determina que estas sejam realizadas "no prazo de trinta dias após a publicação em Diário da República dos estatutos" daquele organismo.

"Nós cumprimos a lei", afirmou, aconselhando Pedro Coimbra "a informar-se melhor e a conhecer a legislação".

No comunicado, o dirigente socialista recorda que o universo eleitoral é constituído por cem municípios que compõem a Região de Turismo do Centro e que as eleições autárquicas estão agendadas para 29 de setembro.

"A pressa da maioria (PSD e CDS) que votou e aprovou a atual Lei Orgânica na Assembleia da Republica (com os votos contra do PS), bem como a pressa evidenciada por Pedro Machado em realizar as eleições para a constituição dos órgãos da Turismo Centro de Portugal, não passam de um golpe para assegurar a sua própria reeleição antes mesmo das eleições autárquicas acontecerem e, assim, evitar o risco de que o cenário se altere", assinalou.

Pedro Coimbra defendeu ainda que o distrito de Coimbra deveria estar representado numa vice-presidência executiva daquele organismo e exigiu que a entidade ficasse sediada naquele território.

JYMC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.