Risco máximo de incêndio em 32 concelhos do continente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) -- Trinta e dois concelhos de Portugal continental, a maioria de distritos do Interior Norte, estão hoje sob risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA indica que, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião (Porto), Arouca (Aveiro), Cinfães, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodre, Gouveia, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis, Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 237 incêndios, que foram combatidos por 4.908 operacionais, com o auxílio de 1.281 veículos.

Às 06:50, a ANPC registava na sua página na Internet quatro incêndios ativos. Durante a madrugada deflagraram dois incêndios em mato nos concelhos de Amarante e de Sintra.

De acordo com a ANPC, o fogo em Casal de Cambra, concelho de Sintra, distrito de Lisboa, deflagrou às 04:40 de hoje e às 06:50 tinha quatro frentes ativas, combatidas por 58 operacionais, apoiados por 17 veículos.

Já o fogo em Granja/ Carvalho de Rei, em amarante teve início às 02:16 e às 06:50 tinha três frentes ativas. O combate às chamas estava então a ser realizado por 42 operacionais, apoiados por 12 veículos.

Um incêndio em mato em Senhora de Lurdes/ Paços lavra há 24 horas no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Este incêndio, deflagrado às 06:01 de segunda-feira, mantinha às 06:50 de hoje duas frentes ativas, que mobilizavam 69 elementos, apoiados por 20 veículos.

Também em Melgaço, em Cousso/ Paderne, um fogo em mato que lavra desde as 11:13 de segunda-feira, tinha às 06:50 duas frentes ativa. No combate às chamas estavam, àquela hora, 92 elementos, apoiados por um total de 29 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo e uma pequena subida de temperatura, especialmente da máxima, nas regiões Norte e Centro. O vento hoje deverá soprar fraco, a menos de 15 quilómetros por hora (km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 30 km/h) durante a tarde no litoral a sul do cabo da Roca e nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 37 graus Celsius, no Porto de 29 e em Faro de 33.

JRS (FV) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.