Fátima: 29 toneladas de cera queimadas no santuário na terça-feira e hoje

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 13 mai (Lusa) -- Vinte e nove toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima entre a manhã de terça-feira e as 13:00 de hoje, quando terminou a peregrinação internacional de maio ao templo.

Durante estes dois dias, foram frequentes as filas de pessoas junto ao tocheiro, onde eram visíveis, por vezes, as labaredas, com os peregrinos forçados a atirar as velas para o local.

Devido à peregrinação internacional, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acionou a operação "Fátima 2015", no âmbito da qual foram prestadas, até às 11:00 de hoje, 230 assistências a peregrinos.

Fonte do centro de comando disse à Lusa terem sido reportadas "menos situações do que no ano passado" e que os pedidos de assistência foram referentes a "casos normais em todas as peregrinações".

A maioria das pessoas foi assistida no hospital de campanha instalado no estádio municipal de Fátima, referiu a mesma fonte, sublinhando que "apenas 38 pessoas tiveram que ser transportadas para os hospitais de referência", nomeadamente 12 pessoas, com queixas na área da ortopedia, encaminhadas para a unidade de Abrantes e os restantes para o hospital de Leiria.

Já no posto de socorros do santuário foram atendidas até às 13:00 de hoje cerca de meio milhar de pessoas, tendo cerca 1.176 recorrido aí ao lava-pés, de acordo com os dados estatísticos divulgados pelos Servitas.

O apoio dos Servitas envolveu um total de 203 pessoas, entre as quais 30 escuteiros, seis médicos e seis enfermeiros.

Ainda neste espaço, foram acolhidos 345 doentes para a bênção no âmbito da missa final da peregrinação e outros 42 para retiro.

No último dia da peregrinação internacional, os parques de estacionamento nas imediações do santuário, registavam, durante a missa, uma ocupação próxima dos 100 por cento.

À Lusa, o oficial de relações públicas da GNR, major Pinto Reis, adiantou às 13:30 que o trânsito na cidade de Fátima estava a processar-se de "uma forma lenta, mas sem paragens".

No âmbito da criminalidade, Pinto Reis esclareceu que "existem cerca de uma dezena de participações por extravio de carteiras", adiantando que foram recuperadas cinco.

A peregrinação de 12 e 13 de maio, a primeira grande celebração do ano a Fátima, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

DYA/SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.