Fátima: Imagem peregrina inicia hoje primeira visita pelas dioceses portuguesas
Porto Canal / Agências
A imagem entrou no recinto do santuário numa viatura que foi benzida na segunda-feira, na qual vai fazer a peregrinação, no momento que antecedeu a procissão do adeus, com que encerram as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio.
Na oração que marcou o início da peregrinação da imagem, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pediu à Virgem para ser "conselho dos que governam e dos que trabalham pela paz" e olhe "para a condição dos que vivem as dificuldades do mundo contemporâneo".
"Ampara as crianças, os adolescentes e os jovens, sê a esperança dos idosos, a saúde dos enfermos e a esperança dos atribulados", pediu António Marto, solicitando ainda à Virgem para guiar "os bispos, presbíteros e diáconos de cada igreja particular", mas também para ser o "alento de todos os consagrados, a "alma de cada família" e a "alegria dos agentes da pastoral".
Rumo a Viseu, a primeira etapa desta iniciativa, a imagem percorreu depois o corredor central do recinto até à Basílica da Santíssima Trindade, onde à sua passagem se ouviram palmas e os peregrinos acenaram com lenços brancos, repetindo o gesto com que tradicionalmente os fiéis se despedem da Virgem na procissão do adeus.
Em declarações à agência Lusa, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que "é a primeira vez que [a imagem peregrina] vai num périplo propositadamente pelas dioceses".
"A iniciativa da visita da imagem peregrina às dioceses portuguesas nasceu precisamente desta perceção de que, por um lado, a devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito grande; por outro lado é Nossa Senhora que vai visitar as comunidades, convidando-as a vir cá em 2016-2017 para a celebração do centenário das aparições", declarou Carlos Cabecinhas, acreditando que "a recetividade nas comunidades diocesanas será enorme".
Depois de Viseu, a imagem continua a peregrinação por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego e Coimbra.
Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Funchal, Aveiro, Angra do Heroísmo e Porto são as dioceses que seguem, culminando a peregrinação, dentro de um ano, na diocese de origem, Leiria-Fátima, em maio de 2016.
A primeira imagem peregrina de Fátima, feita segundo indicações da irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora a 13 de maio de 1947, tendo desde esta data, por diversas vezes, percorrido o mundo inteiro.
SR // SSS
Lusa/Fim