Fátima: Papa convida peregrinos em Roma a renovar a devoção à Virgem

| País
Porto Canal / Agências
Fátima, Santarém, 13 mai (Lusa) -- O papa Francisco convidou hoje os peregrinos que se encontravam na praça de São Pedro, em Roma, a renovar a devoção à Virgem de Fátima e pediu que rezassem uma Avé Maria em Português.

Segundo uma nota de imprensa do santuário, hoje de manhã, na audiência geral das quartas-feiras, o papa Francisco dirigiu uma saudação "a todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente as várias paróquias e grupos do Brasil".

"Neste dia de Nossa Senhora de Fátima, convido-vos a multiplicar os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus. Confiai-Lhe tudo o que sois, tudo o que tendes e, assim, conseguireis ser um instrumento da misericórdia e ternura de Deus para os vossos familiares, vizinhos e amigos", disse o papa, citado pela sala de imprensa do santuário.

A instituição adianta que, após a tradução destas palavras e num gesto não previsto, Francisco dirigiu-se ao sacerdote português que tinha acabado de ler o seu texto pedindo-lhe que, "neste dia da Nossa Senhora de Fátima, reze em português uma Avé Maria a Nossa Senhora", acrescenta o santuário.

O papa Francisco confirmou no dia 25 de abril ao bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que tenciona deslocar-se a Fátima em maio de 2017.

Numa informação enviada à agência Lusa, a diocese anunciou que, em audiência privada, em Roma, o papa Francisco confirmou a António Marto que, "'se Deus [me] der vida e saúde' quer estar na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima".

A peregrinação internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima, que hoje termina, é presidida pelo arcebispo de Aparecida, o cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Segundo o santuário, para esta peregrinação de 12 e 13 de maio, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, inscreveram-se 164 grupos de cerca de 30 países, destacando-se entre eles os peregrinos do Brasil, sobretudo uma comitiva de 400 pessoas de Aparecida.

Os santuários de Fátima, no distrito de Santarém, e da Aparecida, Brasil, assinalam em 2017, respetivamente, o centenário das aparições e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida, tendo as comemorações conjuntas começado há um ano.

Na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação ao santuário, na terça-feira, o arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis, lembrou que, em 2013, quando o papa Francisco esteve no templo brasileiro por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, despediu-se dos fiéis dizendo "até 2017".

"Esperamos que o papa realmente tenha saúde, disposição física para poder vir aqui a Fátima e nós também o desejamos no Brasil", afirmou, observando que "não há perigo de coincidir as datas" em 2017, pois a deslocação a Fátima está prevista para maio, enquanto no Santuário de Aparecida as grandes celebrações ocorrem a 12 de outubro.

SR/DYA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Oito universidades juntam-se para organizar Congresso Internacional Mário Soares

Oito universidades portuguesas juntaram-se para organizar o Congresso Internacional “Mário Soares: Uma vida entre dois séculos”, que se vai realizar entre 09 e 10 de outubro na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.