13 de Maio leva 35 mil peregrinos a pé a Fátima
Porto Canal (PYR e JYL)
Este ano, o número de peregrinos que caminham a pé até Fátima deverá atingir os 35 mil. O recinto tem capacidade para receber no máximo 300 mil, mas no local já estavam presentes 200 mil peregrinos.Durante a manhã e início da tarde de terça-feira esperavam-se os últimos grupos, a tempo de acompanharem o início da peregrinação, marcado para as 18:30.
Na tarde de segunda-feira, no recinto de oração, já se notava a presença de vários brasileiros. Estavam inscritos vários grupos de peregrinos, que vieram assistir às celebrações presididas pelo arcebispo de Aparecida e ouvir as palavras do cardeal D. Raymundo Damasceno Assis.
Nos Serviços de Apoio ao Peregrino estão inscritos 14 grupos brasileiros (só um deles conta com 400 pessoas), e mais de 143 grupos de países distantes, como Ruanda e Myanmar.
A dois anos do centenário das Aparições, a Autoridade Nacional de Protecção Civil mobilizou "a maior equipa de sempre" de profissionais. O dispositivo instalado em Fátima inclui um posto médico avançado e um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica com todas as capacidades, incluindo a unidade cirúrgica.
Entre os dias 12 e 13 de Maio, 200 elementos da GNR encontram-se no recinto. No atendimento ao peregrino estão disponíveis 76 postos ao longo das estradas, com mais de 100 voluntários da Cruz Vermelha, Ordem de Malta, Bombeiros e Escuteiros. Ainda terá disponível um hospital e posto médico a funcionar durante 24 horas, onde uma equipa de 45 profissionais (incluindo 11 médicos e 12 enfermeiro) poderá ajudar a qualquer momento.
Velas da procissão valem 130 mil euros
As velas acendidas pelos peregrinos, durante a noite, na Procissão das Velas, valem 130 mil euros. Em média, cada um dos 200 mil peregrinos esperados para a noite de terça-feira segurou pelo menos uma vela, que lhe custou 50 cêntimos, se tiver sido comprada no Santuário de Fátima. Ao valor indicado acresce também o o custo do copo, para proteger a roupa e as mãos, no valor de 15 cêntimos.
O consumo feito pelos peregrinos em velas e também figuras de cera, tem aumentado no últimos anos. No ano de 2014, mais de 21 toneladas de cera foram derretidas nos dois dias de peregrinação, valor parecido com o do ano anterior, no entanto ainda inferior ao de 2012, 32 toneladas.