13 de Maio leva 35 mil peregrinos a pé a Fátima

13 de Maio leva 35 mil peregrinos a pé a Fátima
| País
Porto Canal (PYR e JYL)

Este ano, o número de peregrinos que caminham a pé até Fátima deverá atingir os 35 mil. O recinto tem capacidade para receber no máximo 300 mil, mas no local já estavam presentes 200 mil peregrinos.Durante a manhã e início da tarde de terça-feira esperavam-se os últimos grupos, a tempo de acompanharem o início da peregrinação, marcado para as 18:30.

Na tarde de segunda-feira, no recinto de oração, já se notava a presença de vários brasileiros. Estavam inscritos vários grupos de peregrinos, que vieram assistir às celebrações presididas pelo arcebispo de Aparecida e ouvir as palavras do cardeal D. Raymundo Damasceno Assis.

Nos Serviços de Apoio ao Peregrino estão inscritos 14 grupos brasileiros (só um deles conta com 400 pessoas), e mais de 143 grupos de países distantes, como Ruanda e Myanmar.

A dois anos do centenário das Aparições, a Autoridade Nacional de Protecção Civil mobilizou "a maior equipa de sempre" de profissionais. O dispositivo instalado em Fátima inclui um posto médico avançado e um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica com todas as capacidades, incluindo a unidade cirúrgica.

Entre os dias 12 e 13 de Maio, 200 elementos da GNR encontram-se no recinto. No atendimento ao peregrino estão disponíveis 76 postos ao longo das estradas, com mais de 100 voluntários da Cruz Vermelha, Ordem de Malta, Bombeiros e Escuteiros. Ainda terá disponível um hospital e posto médico a funcionar durante 24 horas, onde uma equipa de 45 profissionais (incluindo 11 médicos e 12 enfermeiro) poderá ajudar a qualquer momento.

Velas da procissão valem 130 mil euros

As velas acendidas pelos peregrinos, durante a noite, na Procissão das Velas, valem 130 mil euros. Em média, cada um dos 200 mil peregrinos esperados para a noite de terça-feira segurou pelo menos uma vela, que lhe custou 50 cêntimos, se tiver sido comprada no Santuário de Fátima. Ao valor indicado acresce também o o custo do copo, para proteger a roupa e as mãos, no valor de 15 cêntimos.

O consumo feito pelos peregrinos em velas e também figuras de cera, tem aumentado no últimos anos. No ano de 2014, mais de 21 toneladas de cera foram derretidas nos dois dias de peregrinação, valor parecido com o do ano anterior, no entanto ainda inferior ao de 2012, 32 toneladas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.