Consultor dos pilotos revoga contrato e mantém-se em funções "graciosamente" - SPAC

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 04 mai (Lusa) - O consultor do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC), Paulo Rodrigues, decidiu revogar o contrato que tinha com aquela instituição, mantendo-se em funções "graciosamente", segundo comunicado do SPAC enviado hoje aos pilotos, a que a Lusa teve acesso.

Paulo Rodrigues, que trabalha também como piloto da TAP, "decidiu revogar o contrato [de consultor] que o vinculava legitimamente" ao sindicato, "com efeitos imediatos e com a concordância da direção", indica o SPAC no comunicado.

Por outro lado, o mesmo responsável "juntou-se a esta luta na qualidade de piloto, continuando a exercer graciosamente as funções que lhe têm sido até aqui cometidas, em benefício dos pilotos", acrescenta a estrutura sindical.

A contratação de Paulo Rodrigues como consultor do SPAC, em diversas ocasiões, tem sido um motivo de divisão entre os pilotos do grupo TAP (TAP e PGA), que têm neste momento uma greve em vigor, entre os dias 01 e 10 de maio.

De acordo com uma peça transmitida pela RTP no dia 01 de maio, no programa "Sexta às Nove", Paulo Rodrigues esteve por trás de todas as grandes negociações do SPAC, tendo cobrado mais de um milhão de euros pelos serviços ao sindicato, dos quais cerca de 170 mil associados à preparação da atual paralisação.

No comunicado hoje divulgado, a direção do sindicato faz um apelo à união dos pilotos da TAP, afirmando que "devem afastar todos os preconceitos que os podem separar e dar as mãos, em nome do futuro coletivo".

O sindicato acusa ainda o Governo e a TAP de pretenderem "destruir a única força capaz de se lhes opor com eficácia", o SPAC, acrescentando que "os acordos de empresa da TAP e da PGA estão em causa como nunca estiveram".

A TAP tinha realizado até às 12:30 de hoje ligeiramente mais de 70% dos voos programados, num total de 148 realizados, contra 62 cancelados, no quarto dia de greve dos pilotos, disse à Lusa uma fonte da transportadora aérea portuguesa.

IYS(JMG)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.

Aurora boreal pintou o céu de Portugal e pode voltar este fim de semana

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana.