TAP: Sindicato dos pilotos diz que foram realizados 36% dos voos programados

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 01 mai (Lusa) - A transportadora aérea portuguesa TAP realizou hoje apenas 36% dos voos programados, no primeiro dia de greve dos pilotos, revelou o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

Excluindo os voos dos serviços mínimos, a empresa efetuou 36% dos voos programados, segundo contas do sindicato, que contrariam as do Governo. O ministro da Economia disse hoje, ao início da noite, que dos 227 voos programados, 155 foram realizados até às 17:00, ou seja, 70% dos voos agendados. Trinta e um foram cancelados.

Os pilotos da TAP fizeram hoje o primeiro de dez dias de greve por considerarem que o Governo não está a cumprir dois acordos, assinados em 1999 e em dezembro de 2014.

O primeiro conferia aos pilotos uma participação de até 20% na TAP em caso de privatização, em troca de atualização dos salários, mas o Governo diz que a pretensão não tem qualquer validade, remetendo para um parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República.

O segundo acordo juntou nove sindicatos, mas o SPAC diz que o Governo não pretende cumpri-lo, o que é manifesto pelo facto de não ter incluído sanções ao incumprimento no caderno de encargos da privatização. Neste ponto, o mais polémico é a reposição das diuturnidades (subsídio de senioridade), congeladas sucessivamente desde o Orçamento de Estado para 2011.

O primeiro dia de greve ficou marcado ainda por uma reunião do Governo com o presidente da TAP, Fernando Pinto. No final da reunião, o ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou aos jornalistas que já não havia "nada para negociar" com os pilotos.

"Os pilotos que vieram trabalhar hoje não estão a fazer nenhum favor ao Governo, não significa que eles estão a favor da privatização. O que estão a fazer é reconhecerem a importância da empresa para o país, para a sua economia", afirmou.

Nos dez dias de greve, deverão ser afetados cerca de 3.000 voos e 300 mil passageiros.

SS/(JNM) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.