Praia de Buarcos, Figueira da Foz, ganha Bandeira Azul pela primeira vez

| País
Porto Canal / Agências
Figueira da Foz, Coimbra, 30 abr (Lusa) - A praia de Buarcos, uma das mais concorridas da Figueira da Foz, viu-lhe ser atribuída este ano e pela primeira vez a Bandeira Azul, culminando um trabalho de quatro anos nesse sentido, disse hoje fonte da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Monteiro, vereador com o pelouro do Ambiente, frisou que a atribuição do galardão "prova que a vala de Buarcos [linha de água que atravessa o areal em direção ao mar] tem hoje quase exclusivamente águas pluviais" e que as análises efetuadas ao longo de quatro anos "confirmam a excelente qualidade" da água da praia de Buarcos.

"É um reflexo do trabalho realizado pela Câmara Municipal e pela [concessionária de águas e saneamento] Águas da Figueira", afirmou o vereador, lembrando que Buarcos "é uma zona muito frequentada" pelos banhistas.

Em 2015, o concelho da Figueira da Foz inscreve cinco praias na lista da Bandeira Azul: para além de Buarcos, o galardão volta a ser atribuído às praias de Quiaios, no norte do concelho, Relógio (adjacente à cidade) e duas praias a sul do Mondego (Cova e Leirosa).

Carlos Monteiro revelou ainda que a chamada praia do Forte - pequeno areal localizado entre o molhe norte do Porto Comercial e um dos molhes interiores do Mondego, banhado pelas águas do rio - vai passar a ser zona balnear, vigiada com recurso a nadadores salvadores.

"Daqui por quatro anos pretendemos que venha também a ter Bandeira Azul", frisou.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.