Estado perdoa 85 milhões de euros ao Novo Banco

Estado perdoa 85 milhões de euros ao Novo Banco
| País
Porto Canal (SYE)

Governo isenta Novo Banco ao pagamento de custos e encargos legais, na mudança de créditos imobiliários, ao consumo ou às empresas, que chegam aos 250 euros.

O Governo assinou um despacho de favor ao sistema financeiro, liberando o Novo Banco do pagamento dos custos associados ao registo de operações e à transferência massiva para a sua esfera de créditos imobiliários, ao consumo ou às empresas que ficaram no BES, após a intervenção de Agosto de 2014. Com esta decisão, o Estado deixará de receber mais de 85 milhões de euros.

Num despacho de 13 de Abril de 2015, o Instituto dos Registos e do Notariado indica que o Novo Banco desencadeou procedimentos que abrangem actos de registo “de diversa natureza e em número muitíssimo elevado”. Segundo esta autoridade, estão em causa cerca de 19 000 registos de aquisição e 323 000 transmissões de créditos garantidos por hipotecas. Cada operação deveria ter dado lugar ao pagamento ao Estado de 250 euros, por parte do Novo Banco.

“O despacho em causa foi emitido nos termos e condições previstos no artigo 60.º do EBF [Estatuto dos Benefícios Fiscais], na sequência de requerimento apresentado pelo Novo Banco junto da

Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), tendo sido precedido de informação devidamente sancionada pela AT”, comentou o gabinete da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sobre as razões que levaram o Governo a libertar o Novo Banco de cumprir com as responsabilidade devidas, o que resultou num benefício para o requerente da ordem de 85.5 milhões de euros.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.