Barreto Xavier na inauguração da exposição sobre Anna Mascolo

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 28 abr (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura participa, quarta-feira, na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

Lisboa, 28 abr (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura participa, quarta-feira, na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

A exposição, que é inaugurada às 18:00, inclui objetos e documentos, cartazes de dança, programas de espetáculos e fotografias que documentam a atividade do Estúdio-Escola de Mascolo, entre outras peças.

Da mostra faz parte "uma rara coleção de gravuras de figurinos para dança de Leon Bakst", destaca a mesma fonte.

Por decisão de Jorge Barreto Xavier, no passado dia 14 janeiro, o Museu Nacional do Teatro, ao Lumiar, passou a designar-se Museu Nacional do Teatro e da Dança.

"Desde essa data tem sido feito um trabalho de aprofundamento da presença da dança no Museu, nomeadamente, através da remodelação da exposição permanente com a inclusão de vários elementos relativos à História da Dança em Portugal, onde se inclui o retrato a óleo da bailarina Bernardette Pessanha, da autoria de Eduardo Malta, recentemente incorporado no acervo por doação da família", realça a mesma fonte.

O gabinete do secretário de Estado realça ainda a doação da coleção do investigador José Sasportes, à qual "se acrescentou, recentemente, elementos referentes ao Ballet Russes".

"A biblioteca de dança de José Sasportes tem já acessíveis 'online' cerca de 300 registos bibliográficos", segundo a mesma fonte.

O gabinete de Barreto Xavier adianta que está prevista uma "programação específica na área da dança clássica e contemporânea para a Noite dos Museus (16 maio) e [para o] Dia Internacional dos Museus (18 maio)"

O Dia Mundial da Dança foi criado em 1982 pelo Comité Internacional de Dança sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

Companhias e grupos de dança, escolas, associações e autarquias de todo o país assinalam a data com espetáculos e debates.

A Companhia Nacional de Bailado irá interpretar "Giselle", com recriação e encenação de Georges Garcia, segundo Jean Coralli, Jules Perrot, Marius Petipa e Théophile Gautier.

O espetáculo, que fica em cena no Teatro Camões até 10 de maio, terá interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção do maestro Pedro Carneiro.

Para celebrar a mesma data, a associação cultural Materiais Diversos vai organizar em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas, o programa "Materiais da Dança", com a participação de Miguel Pereira, Vera Mantero e Filipa Francisco.

Estes coreógrafos vão visitar escolas em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas para pensar, discutir e experimentar a pergunta "de que é feita a dança?".

NL(AG) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.