Tribunal declara inelegível candidato a união de freguesias em Braga

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 16 ago (Lusa) - O Tribunal de Braga declarou hoje inelegível o candidato da coligação Juntos por Braga à União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João de Souto, João Pires, por causa da lei de limitação de mandatos.

Contactado pela Lusa, Ricardo Rio, cabeça-de-lista daquela coligação à Câmara de Braga, disse que será interposto recurso daquela decisão para o Tribunal Constitucional, "a quem cabe a última palavra".

O pedido de impugnação da candidatura de João Pires foi interposto pela candidatura Cidadania em Movimento às eleições autárquicas de Braga.

Esta candidatura pediu ainda a impugnação judicial do cabeça de lista do Partido Socialista à União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, mas em relação a esta ainda não é conhecida a decisão do tribunal.

"A razão da impugnação decorre de os respetivos cabeças de lista terem sido presidentes da junta de freguesia de, respetivamente, S. José de S. Lázaro e Nogueira em, pelo menos, os três últimos mandatos", refere a "Cidadania em Movimento", para sublinhar que considera aquelas candidaturas "violadoras da lei".

Diz ainda que a impugnação se dirige, em ambos os casos, a autarcas que não apenas têm três mandatos concluídos como se candidatam à mesma circunscrição territorial onde os exerceram, agora alargada às freguesias associadas na respetiva união de freguesias.

Para a Cidadania em Movimento, esta particularidade "reforça a ideia de que existe uma flagrante violação legal".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".