Intervenção das CPCJ diminuem impacto dos maus-tratos nas crianças

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 abr (Lusa) -- Um estudo sobre crianças que foram sinalizadas pelas comissões de proteção de menores revela que esta intervenção diminuiu o impacto negativo dos maus-tratos que sofreram em termos da saúde física e mental.

O estudo de doutoramento realizado na Universidade do Minho visou avaliar o estado de saúde física e psicológica de jovens que foram sinalizados na infância pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a quem foram aplicadas medidas de proteção.

Para isso, foram consultados processos arquivados em CPCJ de 380 crianças, com idades entre os cinco e os 12 anos, sinalizadas entre 1999 e 2006.

Destas crianças, foram localizadas 136, entre 2010 e 2011, já adolescentes e jovens adultos (com idades entre os 14 e 23 anos) que voluntariamente decidiram participar no estudo, que contou ainda com a colaboração de um grupo de jovens não sinalizados com características sociodemográficas idênticas.

A investigação analisou a adversidade na infância, psicopatologias, queixas físicas e comportamentos de risco entre os jovens a quem foram aplicadas diferentes medidas de proteção por parte das CPCJ, nomeadamente manter a criança junto da família ou institucionalizá-la.

"Avaliamos o seu estado de funcionamento alguns anos após terem sido sinalizados e o que encontrámos foi que não existiam diferenças estatísticas significativas em termos de saúde física e mental entre estes jovens que sofreram algum tipo de intervenção das CPCJ e outro grupo de jovens que nunca foram sinalizados", disse à agência Lusa o autor do estudo, Ricardo Pinto.

O investigador adianta que estes resultados sugerem que "a intervenção da CPCJ foi eficaz em diminuir o impacto negativo da adversidade em termos de saúde física e mental".

No entanto, verificaram-se diferentes associações entre alguns comportamentos de risco e as medidas de proteção aplicadas na infância.

Ao grupo de crianças que beneficiou de apoio junto dos pais foi associado o início precoce de relações sexuais, enquanto no grupo de crianças acolhidas em instituições foi associada a automutilação e a ideação ou tentativa de suicídio.

Já o grupo da comunidade (sem sinalização) foi associado ao abuso de álcool e relações sexuais sem preservativo.

"Embora, por um lado, estes resultados sugiram que a intervenção da CPCJ foi eficaz em diminuir o impacto negativo da adversidade em termos de saúde física e mental, estes resultados também sugerem a necessidade de mais meios humanos e mais formação dos profissionais que trabalham na área de proteção das crianças e jovens", adiantou Ricardo Pinto.

Este reforço é importante para "aumentar a eficácia na sinalização de vários tipos de adversidade, dada a elevada probabilidade " de estas ocorrerem ao mesmo tempo.

O investigador defendeu ainda a importância de acompanhar a criança mesmo depois do arquivamento do processo na CPCJ.

"A criança foi sinalizada, esteve em risco, o processo foi arquivado, mas ela veio a sofrer de revitimização, como é que esta criança fica", questiona.

Para o investigador, esta é uma matéria que "tem de ser mais discutida".

"Acho que ainda há muito a fazer em matéria de crianças e jovens", rematou.

HN//GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.