FEST volta a levar a Espinho profissionais multipremiados do cinema internacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, Aveiro, 16 abr (Lusa) -- O FEST regressa a Espinho entre os dias 22 e 29 de junho, com a presença já confirmada de diversos profissionais do cinema internacional, desde o editor de "Grand Budapest Hotel" ao colorista do "Senhor dos Anéis".

O diretor do evento, Filipe Pereira, explicou hoje à Lusa que o festival está a fazer um esforço adicional para, agora na 11.ª edição, procurar atrair mais público nacional, em particular dos interessados em entrar num meio tão competitivo como é o do cinema, seja em termos portugueses seja no estrangeiro.

O FEST -- Novos Realizadores, Novo Cinema tem uma categoria intitulada "Training Ground" (Campo de Treino) que tem já confirmados como formadores nomes como os do editor de "Grand Budapest Hotel", Barney Pilling, nomeado para um Oscar nessa categoria, o do colorista da trilogia "Senhor dos Anéis" Peter Doyle ou do editor de som Eddy Joseph, vencedor de um BAFTA pelo som de "Casino Royale".

Também o realizador espanhol Fernando Trueba vai marcar presença para dar uma 'masterclass' de realização.

A organização do festival prevê um total de público de 25.000 para este ano, com 4.500 filmes inscritos e 525 inscritos no "Training Ground", estimando um impacto económico em Espinho superior a 368 mil euros.

"O peso que nós temos no circuito profissional é muito elevado", admite Filipe Pereira, que recorda que o evento faculta a possibilidade de convívio e de interação com profissionais de topo em momentos como 'speed-meeting' logo no primeiro dia e em jantares com um máximo de 100 pessoas.

Também inserido no FEST está um "Pitching Forum", descrito como uma "plataforma que permite aos novos cineastas apresentar os seus projetos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores".

"Em cinco minutos de 'pitch', cada participante é convidado a expor o seu projeto perante um painel de peritos, composto por 44 profissionais experientes e com um forte historial de produção e distribuição", explica a organização.

"Não compreendo como é que uma pessoa que queira trabalhar no meio do cinema e esteja no Porto não venha cá", afirmou o diretor do evento, que disse que só da Universidade de Roehampton, em Londres, já tem cerca de 20 participantes.

O programa de cinema do FEST tem ainda sete secções, incluindo uma competição de longas-metragens para realizadores em estreia ou na segunda obra e outra para curtas-metragens criadas por menores de 30 anos.

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.