Rui Vitória antecipa dérbi com o Braga resolvido nos pormenores

| Desporto
Porto Canal / Agências

Guimarães, Braga, 16 abr (Lusa) - O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje que o dérbi minhoto com o Sporting de Braga, na sexta-feira, será resolvido nos pormenores, na antevisão ao jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol.

A equipa vimaranense já defrontou por duas vezes o rival minhoto nesta época, tendo perdido para a Taça de Portugal, em casa, por 2-1, e alcançado um 'nulo' para o campeonato, em Braga. Para o técnico, o equilíbrio reinou nessas partidas.

"Vamos encontrar um Braga que tem qualidade. Vamos colocar as armas em campo para ganhar, como o Braga vai fazer. Cada uma das equipas tem os seus argumentos. Já fizemos dois jogos e nenhuma das equipas se superou muito. Amanhã [sexta-feira], os pormenores farão a diferença", afirmou.

O treinador vimaranense reconhece a importância do 'duelo' para as cidades e para os adeptos de ambos os clubes, mas adiantou que a equipa tem preparado este jogo como todos os outros do campeonato.

"É bom que exista este tipo de dérbi no país. Vamos jogar aquilo que estamos a trabalhar. O Braga é uma boa equipa, como muitas que encontrámos no campeonato, mas nada mais do que isso. É um jogo especial, mas se dissesse que nos íamos entregar mais, isso significaria que nos outros jogos não o teríamos feito", afirmou o técnico.

Derrotado pelo Moreirense na jornada anterior (1-2), o Vitória, com 43 pontos, ficou apenas com um ponto de vantagem sobre o sexto classificado, o Belenenses, mas Rui Vitória negou que a equipa sinta qualquer pressão adicional para o jogo com os bracarenses.

"Sempre senti essa pressão. Desde que estou aqui, já percorremos os lugares todos da classificação. É a pressão de apanhar o da frente. Vamos jogar com o adversário que está à nossa frente e tentar somar mais três pontos. O importante é ir somando, e, no final, fazemos as contas", reiterou.

O treinador vitoriano abordou também a contestação dos adeptos à equipa, após a partida de Moreira de Cónegos, e constatou que, após o mau resultado, a "tristeza veio ao de cima", fazendo questão de agradecer o apoio dos adeptos.

Rui Vitória, recorde-se, foi expulso contra o Moreirense, mas, após a análise ao lance, o castigo foi anulado, pelo que o técnico vai poder sentar-se no banco no dérbi minhoto.

"Considero que, fruto das circunstâncias, me exaltei uma vez ou outra, mas, no lance em que fui expulso, não fiz nada e as imagens acabam por comprová-lo. Acho que foi reposta a verdade", defendeu.

A partida anterior também deixou 'marcas' nas opções ao dispor de Rui Vitória, visto que Alex, lesionado, e Josué e Bruno Gaspar, castigados, não podem jogar com o Braga, embora o central Kanú e o lateral-esquerdo Breno estejam de regresso, situação que agrada ao treinador vimaranense.

"Ontem, o Bayern de Munique não contou com os melhores jogadores e teve dificuldades [derrota por 3-1 com o FC Porto na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões]. Estamos a falar de uma das melhores equipas do mundo. Quando os treinadores têm em mãos maior capacidade de escolher as suas peças, estão mais habilitados a ganhar", explicou.

Rui Vitória aproveitou ainda para elogiar a política do clube vimaranense, no que diz respeito, à "eficiência" e ao rendimento obtido pela equipa em função do investimento do clube.

"Há uma rentabilização muito grande dos recursos que temos à disposição. Houve contenção de custos e aproveitamento de jogadores das camadas inferiores. Nesta matéria, somos pioneiros", constatou.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 43 pontos, defronta o Sporting de Braga, quarto, com 53, para a 29.ª jornada da I Liga, sexta-feira, pelas 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco.

TYME // NF

Lusa/Fim.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.