Lopetegui considera o jogo com o Bayern “um desafio colossal”

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Apesar de reconhecer que a equipa do FC Porto vai encontrar, nesta quarta-feira, às 19h45, “um dos melhores Bayern Munique de sempre”, Julen Lopetegui afiançou que as palavras “ambição” e “ilusão” fazem parte do léxico do balneário dos Dragões no momento de encarar a primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League.

Em conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao campeão alemão, o técnico espanhol disse também que os jogadores têm a “energia demasiado focada em dar uma boa resposta frente a uma equipa extraordinária” para pensar nas ausências de ambas as equipas, acrescentando que "um desafio colossal" espera os Dragões.

Um Estádio do Dragão com lotação esgotada vai receber o Bayern Munique, em mais uma etapa de um caminho que os azuis e brancos começaram, como recordou o técnico espanhol, “sem bilhete”: “Os jogadores ganharam a possibilidade de participar e, a pouco a pouco, fizemos o nosso caminho. Vamos defrontar uma das melhores equipas da História nos quartos-de-final da competição mais importante a nível de clubes. Temos o objectivo de fazer um grande jogo e de ser protagonistas contra este Bayern, que é um dos melhores Bayern Munique da Historia, com um dos melhores treinadores da História, o que vai exigir uma resposta extraordinária de todos. Jogue quem jogue, o importante é a resposta colectiva para além da individual”.

Julen Lopetegui afirmou que, no Dragão, ninguém pensa em quem é o favorito neste confronto a duas mãos: “Temos o máximo de respeito por eles. Temos de fazer muito bem as coisas e o adversário vai obrigar-nos a trabalhar dessa forma. Não páro a pensar nas ausências, pois sei que os que vão jogar vão ser competentes. O Bayern Munique vai ter oito ou nove campeões do mundo em campo e nós necessitamos do máximo de atenção e de energia dos jogadores que vão jogar. É um desafio colossal, mas temos a intenção de fazer um grande jogo e de ser protagonistas”.

Referindo, em tom de brincadeira, que uma das tácticas para derrotar o conjunto alemão poderá passar por “furar a bola”, Lopetegui disse que os Dragões vão “tratar de ser capazes de competir em todos os momentos de jogo”: “Quando tivermos a bola teremos de utilizá-la bem e quando não a tivermos teremos de defender bem. Estamos a falar da necessidade de fazer um jogo de máxima intensidade em todos os aspectos, defensivo e ofensivo”.

Recordando que a final de 1987, em que os Dragões venceram os bávaros, “é uma parte fantástica da história do clube”, mas que “decorreu em tempos e momentos diferentes”, o técnico deixou ainda palavras elogiosas para Pep Guardiola, seu compatriota, e que havia encontrado em Madrid há umas semanas: “Na altura, não pensávamos que isto pudesse acontecer. Pep é um amigo e um companheiro, somos dois treinadores espanhóis, mas temos objectivos diferentes”.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.