Segurança Social obrigada a retirar funcionária do regime de requalificação

Segurança Social obrigada a retirar funcionária do regime de requalificação
| País
Porto Canal (DYG)

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra obrigou, na sequência de uma providencia cautelar, o Instituto de Segurança Social (ISS) a reintegrar funcionária enviada no passado mês de Dezembro para o regime de requalificação, antes conhecido como mobilidade especial.

A sentença, divulgada na passada semana, é a primeira, das dezenas de providencias cautelares intentadas pelos 630 funcionários que passaram à requalificação, a ser tornada pública.

A funcionária, uma educadora de infância, foi colocada na requalificação por extinção do seu posto de trabalho mas a defesa alegou que o posto de trabalho suprimido fora ocupado por outra técnica, que passou a desempenhar funções idênticas.

O ISS informou o jornal Público, que foi mencionado em cinco processos pelo TAF de Coimbra mas não revelou a totalidade dos funcionários que apresentaram providências cautelares para invalidarem a sua ida para a requalificação. Este regime, que coloca funcionários públicos em inactividade, acarreta um corte de 40% no salário no primeiro ano e 60% nos seguintes anos.

A funcionária já estará reintegrada no seu posto de trabalho e deverá continuar até decisão final da acção principal. A providência cautelar trata-se de um processo de carácter urgente que visa apenas evitar uma "lesão grave dificilmente reparável", não resolvendo o problema na integra - neste caso a questão da ilegalidade do envio para o regime de requalificação. O juiz atribuiu maior relevância aos interesses da funcionária, actualmente divorciada e com um filho estudante ao seu cuidado, do que aos citados pelo ISS.

A Segurança Social já anunciou que vai recorrer da decisão do TAF de Coimbra.

+ notícias: País

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira que desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe” e que deteve um homem suspeito dos crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

EuroDreams sem totalistas, mas há prémios a caminho de Portugal 

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo um total de 12 apostadores em Portugal, conseguiram o terceiro prémio, no valor de 171,96 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".