Manoel de Oliveira: Figueira Film Art homenageia cineasta em Setembro

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 02 abr (Lusa) - O festival de cinema Figueira Film Art vai manter a homenagem prevista para setembro, ao realizador Manoel Oliveira, falecido hoje, aos 106 anos, disse à agência Lusa o diretor-geral do certame, Luís Albuquerque.

"Na edição deste ano estava em causa a homenagem a Manoel de Oliveira, em colaboração com o município, com um dia temático dedicado ao realizador e a atribuição do prémio carreira, que se vai manter", explicou Luís Albuquerque.

A homenagem está prevista para a segunda edição do Figueira Film Art, que se vai realizar de 07 a 13 setembro.

O diretor-geral do festival salienta que "devemos ter sido a última entidade a fazer um convite a Manuel Oliveira, que se justifica dada a sua ligação ao cinema da Figueira da Foz e ao facto de nunca aqui ter sido homenageado".

"Foi uma referência para mim, que procurei seguir durante todos estes anos e que tinha a vontade expressar de celebrar esta homenagem enquanto estivesse vivo", sublinhou Luís Albuquerque.

Para o responsável do Figueira Film Art, Manoel Oliveira foi um "elemento representativo do cinema analógico e o expoente máximo em Portugal na sétima arte".

"Vão existir várias homenagens, mas o que nos regozija é nos termos lembrado dele enquanto estava vivo", frisou o diretor do festival.

O realizador português Manoel de Oliveira morreu hoje, aos 106 anos, no Porto.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário.

AMV // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.