Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real, Braga e Bragança pelo segundo dia consecutivo

Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real, Braga e Bragança pelo segundo dia consecutivo
| Norte
Porto Canal

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje, pelo segundo dia consecutivo, um alerta amarelo de calor para os distritos de Vila Real, Braga e Bragança devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

A DGS alerta, na sua página na Internet, que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Esses efeitos, avisa a DGS, manifestam-se "através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras e esgotamento por calor".

Por causa das temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou doze distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo.

Sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, estão os distritos de Vila Real, Braga, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre, Évora e Beja e a Madeira.

De acordo com o IPMA, este aviso vai vigor até às 18:59 de quinta-feira.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste no interior norte e centro durante a tarde, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento vai soprar fraco, podendo tornar-se moderado nas regiões do litoral a partir do início da tarde, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do litoral norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, em Faro 29, no Porto 30, em Évora 37, em Beja e Castelo Branco 36, Vila Real e Portalegre 35, Bragança, Viseu e Braga 34, Funchal 28 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).