Cinco meios aéreos combatem fogo em Sernancelhe

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 13 ago (Lusa) -- Cinco meios aéreos estão hoje a combater um incêndio, com quatro frentes ativas, que lavra desde segunda-feira em Sernancelhe, no distrito de Viseu, onde há outros dois fogos ativos, nos concelhos de São Pedro do Sul e Sátão.

De acordo com informação disponibilizada na página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), entre as 08:01 e as 08:17 de hoje foram acionados, para o combate ao incêndio de Sernancelhe, quatro aviões bombardeiros e um helicóptero bombardeiro pesado.

O segundo Comandante Distrital de Operações de Socorro de Viseu, Henrique Pereira, disse hoje em declarações à Lusa, que o incêndio "mais complicado" do distrito de Viseu é o de Sernancelhe, que tem "quatro frentes em pinhal, a arder com muita intensidade".

A combater este fogo estavam às 09:00, de acordo com a página da ANPC, além dos cinco meios aéreos, 306 operacionais apoiados por 85 veículos.

Em São Pedro do Sul, onde lavra um incêndio com uma frente estão 145 operacionais apoiados por 31 viaturas e um meio aéreo.

Em Satão, a combater um fogo com uma frente, estavam às 09:00 178 operacionais, apoiados por 52 veículos e um meio aéreo.

De acordo com a ANPC, o fogo em Arnas (Sernancelhe) deflagrou às 12:11 de segunda-feira, o de Ponte Ferreira/Romãs (Sátão) teve início também na segunda-feira, mas às 14:51, e o de Macieira/Sul (São Pedro do Sul) deflagrou no domingo, às 13:19.

JRS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.