Administração do BESI reúne-se para discutir contas de 2014, ano de prejuízo de 138ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mar (Lusa) - O Conselho de Administração do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) reúne-se hoje para discutir as contas de 2014, ano em que o banco atingiu um prejuízo de 138 milhões de euros e foi vendido aos chineses da Haitong.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), O BESI sublinha que apesar do desempenho operacional "muito positivo", o resultado líquido consolidado atingiu um prejuízo de 138 milhões de euros e frisa que este resultado foi determinado pelo "reconhecimento de imparidades e provisões, decorrentes dos ajustamentos efetuados na sequência do Asset Quality Review (AQR) do Banco Central Europeu, dos problemas financeiros do GBES/GES (Grupo Espírito Santo) e da elaboração do balanço de abertura do Novo Banco".

No documento, o banco dá conta de que os resultados operacionais consolidados do BESI aumentaram 18,5% em 2014, face ao período homólogo, para 89 milhões de euros.

O Produto Bancário cresceu 1,2% face a 2013, para 250 milhões de euros, e os custos operativos atingiram 161 milhões de euros, um valor inferior em 6,4% ao apurado em igual período do ano passado.

"Estes resultados foram conseguidos sobretudo no 1º semestre, num contexto de recuperação económica, tanto em Portugal como na Zona Euro, e de melhoria das condições de financiamento em Portugal, que culminou com a 'saída limpa' do programa de assistência financeira externa", lê-se no comunicado.

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta segunda-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,828%, manteve-se acima da taxa a seis meses (3,800%) e da taxa a 12 meses (3,654%).

Rendas das casas aumentaram 7,1% em abril 

As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 7,1% em abril face ao mesmo mês de 2023, quando no mês anterior a subida foi de 6,9%, e com todas as regiões a apresentarem crescimentos homólogos, divulgou esta segunda-feira o INE.

"Fatura da Sorte" ainda sem data de retoma, após cinco meses de suspensão

O sorteio "Fatura da Sorte" encontra-se suspenso há cinco meses, sem que seja divulgada uma justificação para tal, noticia esta segunda-feira o Correio da Manhã.