Sul coreanas Piaolin vencem Concurso de Música de Câmara de Alcobaça

| País
Porto Canal / Agências

Alcobaça, Leiria, 26 mar (Lusa) -- O Duo Piaolin, da Coreia do Sul, venceu hoje o IV Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça (CIMCA), na categoria Sénior, divulgou a Academia de Música organizadora da iniciativa.

Na final da categoria, realizada hoje no Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro, destacou-se a atuação do duo feminino de piano e violoncelo que, segundo a organização, "leva para casa um cheque no valor de 4000 euros e a oportunidade de realizar concertos na temporada de 2016 do Cistermúsica -- Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambirque)".

Numa nota enviada às redações, a Academia de Música de Alcobaça revela ainda que, no segundo lugar, com um prémio de 2000 mil euros, se classificou o Duo Shalamov.

O terceiro classificado foi o Duo L , que irá receber um prémio no valor de 1000 euros.

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa, por decisão do júri, ao grupo Sforzanduo.

O júri, presidido por António Rosa, da Orquestra Sinfónica do Porto, integra António Saiote, da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), no Porto, Jonathan Luxton, da Orquestra Gulbenkian e da Escola Superior de Música de Lisboa, Miquel Bernat, diretor artístico do agrupamento Drumming e docente da ESMAE e da ESMUC, em Barcelona, Luís Magalhães, pianista e professor da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, e Vicente Chuaqui, do Conservatório de Música do Porto.

A IV edição do CIMCA está a decorrer em Alcobaça desde o dia 22, reunindo cerca de cinquenta músicos de oito países do mundo.

A maioria são grupos e instrumentistas oriundos de Portugal, mas no evento participam também músicos de Espanha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e Coreia do Sul, num total de cerca de 17 formações.

O Duo Piaolin junta-se agora aos espanhóis Face Two Phase, que, na quarta-feira, arrecadaram o primeiro prémio da categoria Júnior.

Ambas as formações atuarão no último dia do CIMCA, sexta-feira, em concertos que se realizarão durante a Cerimónia de Entrega de Prémios e no Concerto dos Laureados, pelas 21:00, no Cine-Teatro de Alcobaça -- João d'Oliva Monteiro.

DYA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.