China promete não censurar Internet para atletas se acolher as Olimpíadas de Inverno

| Desporto
Porto Canal / Agências

Pequim, 26 mar (Lusa) - A candidatura de Pequim às Olimpíadas de Inverno de 2022 prometeu que, se escolhida, não vai sujeitar ao atletas à mesma censura na Internet que é aplicada aos cidadãos chineses, sendo possível aceder às páginas na Vila Olímpica.

A porta-voz da candidatura, Wang Hui, deixou esta promessa numa conferência de imprensa que coincidiu com a visita a Pequim de uma comissão de avaliação do Comité Olímpico Internacional.

A porta-voz minimizou, no entanto, a importância do bloqueio a algumas páginas, argumentado que os cidadãos chineses são pouco afetados.

"Toda a gente fala do Facebook e do Twitter, mas as pessoas que conheço não gostam de usá-los", assegurou, acrescentando que os 650 milhões de internautas chineses preferem redes sociais chinesas como o WeChat ou o Weibo.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim em 2008, a capital chinesa também prometeu inicialmente uma abertura da Internet para os participantes, mas esta não foi total e algumas páginas permaneceram inacessíveis a atletas e jornalistas do mundo todo.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.